segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bira critica tentativa da Governadora de responsabilizar professores pelos indicadores da educação e pelas notas do ENEM


Da Assecom Dep. Bira

A tentativa incoerente da Governadora do Maranhão de responsabilizar os professores do Maranhão pelos indicadores de educação no estado foi repreendida pelo deputado Bira do Pindaré (PT), na tarde desta segunda-feira (20).

O fato registrado em vídeo foi publicado em diversas redes sociais e se transformou em um “viral” na internet. Durante ato do chamado “Governo Itinerante” na cidade de Governador Edson Lobão, Roseana mostra um completo desequilíbrio e se confronta com um estudante e com a realidade da educação oferecida pela rede pública do Maranhão.

A Governadora foi criticada por um estudante pelo baixo nível do ensino das escolas estaduais, ela tentou se esquivar da responsabilidade e colocar a culpa nos professores da rede estadual – em greve desde o dia 23 de abril, por conta da não aprovação do Estatuto do Educador no estado: “Se as escolas não têm qualidade, você tem que cobrar isso dos professores”, afirmou a Governadora.

O jovem estudante rebateu a Governadora ressaltando que os maiores problemas da Educação no estado são a falta de infraestrutura e a desvalorização do corpo de professores. “Eu estou falando é de infraestrutura da sala de aula, escola com estrutura adequada”, destacou o jovem.

O deputado Bira do Pindaré lembrou a greve dos profissionais de educação ocorrida no ano de 2011, quando ficou acertada a apresentação do novo estatuto da educação. O estatuto ainda não foi encaminhado pelo Poder Executivo Estadual à Assembleia Legislativa para apreciação dos parlamentares.

O petista afirmou que a Governadora teria agido inconsequentemente quando responsabilizou os professores do Maranhão pelos indicadores da educação e pelas notas do ENEM. “Não existe valorização dos professores, daí a importância da aprovação do novo estatuto da educação. Solidarizo-me com os professores, eles não são responsáveis pelos índices de analfabetismo e pelas notas do ENEM. A responsabilidade é da gestão, do comando, do Governo”, considerou Bira.

Por fim o parlamentar cumprimentou a atitude corajosa do jovem estudante que não se intimidou em frente à Governadora e aos deputados que acompanhavam o “Governo Itinerante”. “Gostaria de concluir as minhas palavras também cumprimentando o estudante pela coragem, pela determinação que ele teve, pela tranquilidade, porque ele não foi ofensivo, ele apenas questionou, apenas perguntou e acho que atitude dele reflete também um comportamento, que é um comportamento de quem está inquieto com a situação.”    

Nenhum comentário:

Postar um comentário