segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bira parabeniza comerciários do Maranhão



Da Assecom Dep. Bira

Lembrando o feriado do dia dos comerciários, antecipado para esta segunda-feira (21), e comemorado nacionalmente no dia 30 de outubro, o deputado Bira do Pindaré (PSB) parabenizou toda categoria.

Em 1908 foi criada a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros se uniram contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.  

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, os caixeiros das ruas do Rio de Janeiro aglomerou-se no Largo da Carioca. Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha-se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Vargas então presidente do Brasil os recebeu na sacada do Palácio e, no dia foi assinado o Decreto Lei que regulamentava a jornada de trabalho, reduziu a carga horária de 12 horas, para 8 horas.

O deputado ressaltou as adversidades enfrentadas pela categoria e luta pela conquista de direitos. “E inclusive para conquistar esse direito de um feriado, no seu dia, foi muita luta durante muito tempo, aqui em São Luís e em muitas cidades deste Maranhão. Então, saúdo a categoria dos comerciários e espero que eles possam ampliar os seus direitos e suas conquistas”, destacou Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário